Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

segunda-feira, 14 de março de 2011

Risoto de mortadela

Risoto de mortadela? Que coisa esquisita, não é? Pois acreditem, fica uma delícia. A idéia foi de minha secretária de Chapada dos Guimarães, Maria José. Ela me contou que queria fazer uma comida gostosa para o marido e resolveu fazer um risoto com o que tinha em casa, "mortadela".
Resolvemos checar, ou melhor o nosso filho Joaquim Felipe resolveu checar, adaptando à tradicional receitas de risoto. Ficou muito bom.
Aí vai a receita .

Porção generosa para 12 pessoas.
Ingredientes
1 1/2 kg de arroz
1 cebola roxa inteira picada
400 grs. de mortadela corta em fatias compridas finas
250 grs de manteiga
500 ml de vinho branco
azeite
300 grs de tomate seco, metade em pasta, no processador, metade fatiado
100 gramas de queijo parmesão ralado
caldo de legumes feito em casa (tem menos sódio)
Modo de fazer
Pique e frite a cebola no azeite e em uma colher de manteiga. Adicione metade do tomate seco em pasta, frite mais um pouco. Adicione o arroz e deixe esta fritura fritar até o arroz estar ficando translúcido. Coloque o vinho branco e espere o álcool evaporar, mexendo um pouco. Quando estiver já quase seco, adicione o caldo até cobrir o arroz, mexa constantemente, de forma suave para não machucar o arroz. Vai adicionando o caldo aos poucos, mexendo para que a mistura fique cremosa.Quando o arroz estiver quase no ponto, adicionar a mortadela, o tomate seco picado restante. Adicione um pouco mais de caldo até chegar no ponto. Abaixe o fogo, acrescente o restante da manteiga, o queijo parmesão e misture. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por uns 3 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário