Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Penne a Rio de Janeiro

Passamos uns dias no Rio de Janeiro, no início deste mês de janeiro de 2013. Poderia dizer com mais precisão que passamos uns dias em Ipanema, pois lá chegamos e  tão agradável  estava que não víamos necessidade de ir a lugar nenhum. Ficamos no Hotel Praia Ipanema, que após uma reforma na piscina ficou muio bom. O restaurante, no último andar do prédio, está todo envidraçado, dando uma ampla visão para a Lagoa e para a praia. A piscina bordeless, é um convite para uma tarde de muita preguiça, depois da praia.
Fiquei impressionada com o cardápio bem equilibrado e o atendimento perfeito.
Repeti várias vezes o Penne à Rio de Janeiro, cuja receita vou tentar inventar abaixo.





Imagino que este penne seja preparado da seguinte maneira.
Tempere a gosto aproximadamente 6 camarões por pessoa e grelhe rápidamente na frigideira. Regue com uma dose de cachaça e flambe.
Cozinhe aproximadamente 150 grs. de macarrão (penne) por pessoa.
Enquanto cozinha o macarrão faça um molho branco e adicione uma ou duas colheres de catchup.
Adicione os camarões.
Quando o macarrão estiver al dente, arrume em pratos individuais ou em uma travessa, derrame o molho com os camarões bem quente em cima e salpique com queijo parmesão ralado na hora.
Uma Chandon Brut nacional cai perfeitamente.

Molho branco
Faça um roux branco (em uma panela mistura a mesma porção de manteiga e farinha e deixe cozinhar um pouco, sem deixar dourar).
Aos poucos adicione leite fervendo, até engrossar. Depois de pronto pode ser colocado um pouco de creme de leite, e o catchup.



Nenhum comentário:

Postar um comentário