Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mudárdara - arroz com lentilhas

Esta receita deliciosa, servida no Reveillon e que, na tradição árabe dá sorte e dinheiro, é encontrada em um livro de receitas árabes que me foi dado pelo meu pai há muitos anos. De tanto usá-lo, perdi a capa, razão pela qual deixo de indicar o seu nome. Foi testada muitissimas vezes. Dá certo. Pode ser feito com algumas horas de antecedência.

Ingredientes
2 xícaras rasas de lentilha
2 cebolas grandes cortadas de comprido
1 xícara de azeite
2 xícaras rasas de arroz
7 xícaras de água

Modo de fazer
Lave a lentilha e coloque na água para cozinhar.Frite as cebolas no azeite, em fogo brando, e vá mexendo até ficarem quase douradas. A seguir, despeje todo o azeite e metade da cebola na panela de lentilha. Tempere com sal e deixe tudo cozinhando.
Enquanto isso, escolha e lave o arroz. Deixe-o de molho, em água bem quente. Coe a lentilha, quando estiver cozida, junte o arroz e 5 xícaras de caldo coado (2 1/2 xícaras de água fervente para cada xícara de arroz). Misture o arroz com a lentilha e prove o caldo. Deixe cozinhar em fogo brando, sem mexer. Antes que toda a água seque, o arroz deve estar cozido (solto, fôfo e úmido.)
Sirva este prato morno, espalhando metade da cebola frita sobre a lentilha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário