Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

segunda-feira, 21 de março de 2011

Alimentos integrais


Fala-se muito em alimentos integrais. Falam, inclusive, que eles engordam menos. O que há de verdade nisso? É claro que os alimentos integrais possuem outras qualidades como maior teor de fibras, vitaminas e sais minerais. Mas, se o que engorda é a quantidade de calorias que o alimento possue, essas outras qualidades não teriam a menor importância. Essa pergunta ficou no ar por bastante tempo. Qual a diferença entre o suco da laranja e a laranja com o bagaço? Ambos engordam, mas, a laranja com o bagaço engordará menos. Surgiu, então, o conceito do Índice Glicêmico. De forma simples, o índice glicêmico é medido pela rapidez com que o açúcar entra na circulação. No caso do suco de laranja, o açúcar entra na circulação de forma muito rápida, alcançando um alto índice de açúcar no sangue. No caso da laranja com o bagaço, a laranja precisa ser digerida e, por causa disso, o açúcar vai chegando pouco a pouco no sangue, não alcançando alto índice de açúcar no sangue. Quanto mais alto o pico de açúcar no sangue, mais alto será o pico da insulina. O pâncreas libera insulina a medida do necessário, pois, é este hormônio que abre a porta da célula para o açúcar entrar. É a chave da porta da célula. Quanto mais alto o pico do açucar no sangue, maior será o pico de insulina. A obesidade está intimamente relacionada com essa relação açúcar no sangue/insulina.
Portanto, cuidado com os alimentos de absorção rápida, tipo sucos, doces, balas, refrigerantes, massas, pães, etc... Entretanto, é sempre bom lembrar que a quantidade de calorias que entrar no corpo precisará ser consumida, senão será guardada como reserva em forma de gordura. Muita gordura é guardada nas vísceras, portanto, não é visível. Ultimamente, as ultra-sonografias têm revelado gorduras depositadas no fígado, chamada no jargão médico de esteatose hepática. É sempre um bom motivo para o médico chamar a atenção do paciente para essa gordura visceral. A gordura visceral está mais relacionada com problemas de pressão alta e diabetes. Com esses dois conceitos: quantidade de calorias ingeridas (ver artigo sobre o jejum) e índice glicêmico já podemos pensar em estratégias para emagrecimento.
Dr. Joaquim M. Spadoni, mestre em Nutrição e Cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário