Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bolo de chocolate sem manteiga


Recentemente me chamou atenção uma receita na Revista Elle,chamada Bolo sem manteiga e sem erro. Resolvi testar, à minha moda, fazendo algumas adaptações. Trata-se de receita de bolo para sobremesa, que deve ficar deliciosa se servida com uma bola de sorvete de creme. É um bolo fora dos padrões normais, mas vale a pena experimentar. Segue a receita e a foto do bolo como ficou.
Ingredientes para 8 pessoas
4 ovos, claras batidas em separado
125gramas de chocolate em barra, tipo para cobertura
2 colheres de sopa de leite
100 ml de creme de leite (o normal, de caixinha)
1 colher de sopa de farinha de trigo
50 gramas de amêndoas bem trituradas
125 gramas de açucar refinado
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180°. Separe as gemas das claras. Derreta o chocolate com o leite e o creme de leite.Incorpore as gemas uma a uma e depois a farinha e as amêndoas trituradas. Reserve. Bata as claras em neve com o açucar refinado até ficar em ponto de neve. Acrescente essa mistura delicadamente à preparação anterior. Unte com manteiga e farinha uma forma redonda de aproximadamente 20 centímetros de diâmetro. Despeje a massa até preencher 3/4 da forma. Asse no forno por 25 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário