A sugestão de hoje é para o Dia dos Pais. Meu marido, nesta data tão importante, sempre pede o mesmo cardápio, Macarrão com frango e como sobremesa Manjar Branco.
Fazemos estes pratos para ele com a maior satisfação.
Recentemente, talvez influenciada pela psicanálise, fiquei pensando que este seu desejo vem da infância. Meu marido teve pai italiano, da Toscana, de Borgo a Buggiano. Conta que o pai fazia em casa a massa do macarrão, e, na época, com nove filhos ao redor da mesa, um molho com frango tornava-se mais substancioso.
Creio que a paixão pelo Manjar Branco deve-se ao fato de ser uma sobremesa saborosa e que lá pelos anos 50, em razão da simplicidade de seus ingredientes, era possível de ser feita por estes rincões que ficaram afastados do resto do Brasil por muitos anos. Imaginem que quando casei, em 1971, não se encontrava chocolate por aqui (Cuiabá/MT). Ainda bem que hoje a realidade é bem outra! Agora Cuiabá é uma cidade moderna, e podemos encontrar com facilidade ingredientes muito sofisticados.
Desejo um bom Dia dos Pais a todos e faço uma especial homenagem ao pai dos meus filhos. Amorosidade, cumplicidade, compreensão, paciência , carinho e muito amor, aprendemos com ele.
Obrigada, Dr. Joaquim Martins Spadoni.
Manjar Branco à nossa moda
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
1 vidro de leite de côco
4 colheres de maisena
Dissolva a maisena no leite morno. Leve ao fogo brando e junte o leite condensado e o leite de côco. Deixe cozinhar mexendo sem parar, até formar um creme consistente.
Umedeça a forma com água gelada e despeje a mistura. Desenforme depois de 12 horas na geladeira. Prefiro colocar em uma compoteira e não desenformar.
Sirva com ameixa em calda, geléia de frutas vermelhas ou doce de damasco.
Foto do manjar- Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário