Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

domingo, 15 de setembro de 2013

Paul Bocuse e seu belissimo restaurante

Em julho fomos a Lyon especialmente para visitar o restaurante de Paul Bocuse.
Lyon é uma cidade que deixa marcas em seus visitantes. Prédios históricos grandiosos convivem com sobrados antigos à beira dos rios Rhône e Saône.
Era um sábado quente de verão, parecia que todos os moradores da cidade estavam, durante o dia, andando pelo centro e aproveitando das tradicionais liquidações deste época, na Europa. Também saímos para dar uma caminhada, tomar um sorvete e apreciar toda aquela informalidade do "footing" francês.
Mas, à noite, esperava-nos um programa muito especial.
Havíamos há meses reservado mesa para jantar no Auberge du Pont de Collonges-Paul Bocuse.
Hospedamo-nos num hotel à beira do rio Saône, prédio antigo, sala de café no jardim, situado no lugar por lá denominado Velha Lyon.Chegada a hora, devidamente arrumados para um jantar num restaurante tão emblemático, e com a proverbial ajuda do GPS, cruzamos o rio na direção indicada. Logo percebemos que estávamos nos dirigindo para um lugar bem bucólico de Lyon, à direita grandes mansões com jardins babilônicos, à esquerda, o rio e sua outra margem, ainda mantida com a mata virgem, só uma casa aqui e alí. A estrada, beirando o rio, a paisagem de fim de tarde, o pôr de sol tardio ,(esta época anoitece muito tarde e os restaurantes fecham suas cozinhas muito cedo), e a expectativa criaram um clima bem prazeiroso.
Após alguns quilômetros, o GPS nos indicava que deveríamos cruzar novamente o rio. Para nossa surpresa, a ponte se chama Paul Bocuse. Estávamos entrando realmente no domínio do Chef que causou uma revolução na culinária mundial.
O prédio, logo adiante, pintado com afrescos muito coloridos, nos surpreendeu. Não esperava que fosse assim.

O lugar tão bucólico, frente àquele exagero de cores na parede foi quase um choque.
Um funcionário com uma roupa bem esquisita recebia os clientes no estacionamento, com toda a "pompa e circunstância". Começamos a ficar um pouco apreensivos com as experiências que estavam por vir.
Mas, ao cruzar o lobby do restaurante, sentimos que realmente estávamos nas mãos do " Chef of the Century".

Dois recepcionistas nos levaram para um dos salões do restaurante (tem pelo menos 3 salões), decorados em estilo clássico e com muito bom gosto.
A partir daí, conhecemos o que é a comida deste restaurante. Maravilhosa!!!!!!
Pedimos o Menu Grand Tradition Classique, cuja foto segue abaixo. Assim, não precisaríamos ficar preocupados em escolher pratos, combinar com vinho, etc....

Vejam que na opção sobremesa está escrito "Délices et Gourmandises". Isso é o sonho de quem aprecia os doces. Os garçons encostam na mesa do cliente duas, sim duas mesas repletas de opções de doces maravilhosos, e pode-se servir à vontade. O problema é que, àquela altura, em que já se está satisfeito, é impossível apreciar tudo, embora se tenha vontade.
Para surpresa de todos os presentes olhem quem aparece, para ver se está tudo bem.

O próprio Paul Bocuse, que na sua idade avançada, nos brinda com a sua simpática presença, vestido a caráter,  disposto a tirar quantas fotos os clientes quiserem. O jantar transforma-se em clima de festa.
O preço não nos surpreendeu, iguais aos bons restaurantes da Europa e Estados Unidos. Pela belíssima experiência, o custo benefício é muito bom.
Se forem a Lyon, não deixem de ir a este restaurante.
Algumas fotos:

Na entrada há um tapete de bronze com o nome de todos os Chefs mundiais que visitaram o restaurante.

Após o jantar e antes da sobremesa, a tradicional mesa de queijos.
Mas para mim havia uma surpresa. Nesta opção serviram o Fromage Frais com creme de baunilha, pelo qual me apaixonei. Segue uma foto. Quando voltei tentei reproduzir muitas vezes e cheguei perto. Vou postar a receita na próxima semana. Pode ser servido como sobremesa. Vejam:

Parte de uma das mesas das "Délices", aqui só frutas da estação.

Fui dar uma espiadinha na cozinha!

Boas lembranças!

1. Lideralmente, eh uma delicia visitar seu blog! Estou anotando todas recomendacoes!!! Beijo grande