Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Panquecas doces ucranianas

Estive em Curitiba recentemente em visita à minha irmã Maria Elisabeth. Surpreendi-me com um caderno de receitas bem antigo e  com receitas muito interessantes, ainda do tempo em que as mulheres não utilizavam o computador para guardar suas receitas.
Tirei algumas fotos e vou compartilhar com vocês, pois são receitas " antigas recentes  ", o que quer dizer, são antigas mas pode-se ter um resultado recente maravilhoso.



 
A letra é da minha irmã. Consta no caderno, receitas dos Estados Unidos. Essa informação nos leva ao ano de 1975, quando minha irmã foi a St.Louis, no Missouri, ajudar-me, com o nascimento de meu filho Joaquim Felipe. A Carolina só tinha 3 anos e a realidade por lá era bem diferente daqui, sem parentes, sem babá e sem empregada. As brasileiras residentes por lá sempre se reuniam e creio, ela copiou estas receitas do acervo de alguma delas.
Com relação aos ingredientes acima, creio que podemos substituir a nata por creme de leite, ou um creme bem gostoso ou ainda uma ricota baunilhada.
 
Como na foto as instruções não saíram bem claras, passo a repetí-las:
 
Para um prato mais requintado, colocar nata e um pouco de manteiga no recheio. Para faze-la salgada
tirar o açúcar e colocar cheiro verde.
Coloca o recheio na panqueca após fritá-la, dobra em pacotinhos, coloca uma ao lado da outra em um pirex untado com margarina, polvilha com açúcar e coloca uma pitadinha de manteiga sobre cada uma delas. Leva ao forno quente por 40minutos.
Se fizer a salgada, salpique queijo de sua escolha e  leve ao forno.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário