Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Lisboa, velha cidade, cheia de encanto e beleza......

Lisboa é uma velha cidade, cheia de encanto e beleza. Assim cantava Amália Rodrigues, famosa fadista portuguesa, reconhecida como "a voz de Portugal", no século passado.
Mas a letra da música é muito atual.
Lisboa é uma das cidades mais bonitas da Europa. Seus monumentos estão muito bem conservados, suas praças com árvores frondosas são convidativas a um descanso, como a Praça do Rocio.
Os meios de locomoção são muito modernos. O VLT concorre por espaço com o velho bondinho e ambos cumprem muito bem sua finalidade.
A cidade é segura, apesar de também lá existir algumas pragas da atualidade como os batedores de carteira. Faz-se tudo a pé, inclusive a noite.
Tenho algumas sugestões de programas gastronômicos.
Fomos ao restaurante mais recomendado por amigos, o Solar dos Presuntos. Fica bem no centro, em uma rua só para pedestres, e que sai da Praça do Rocio.
É necessário reservas.
O restaurante realmente merece a fama que tem. A comida é muito bem elaborada e tradicional, sem influência da cozinha nouveau, criativa.
Pedi sardinhas assadas e até hoje dá-me água na boca de lembrar delas. Oferecem muitos frutos do mar. Aliás, a comida que prevalece em Portugal são os frutos do mar.
 Fachada do Solar dos presuntos
 
Sardinha assadas. Delicia!

Quando estiver em Portugal, peça como sobremesa Leite creme. É o creme brulée, muito bem elaborado, e muito popular por lá.
Porém, foi aí no Solar dos Presuntos que comi uma das sobremesas mais deliciosas que já experimentei, o Merengue de chocolate. Olhem a foto, que delícia, Camadas muito finas de um suspiro de chocolate e entre as camadas um creme de chocolate perfeito. Incrível conseguirem um resultado que não é nem um pouco enjoativo.
 
Portugal não cedeu às novas tendências da gastronomia. Manteve seus pratos tradicionais, bem elaborados e com excelentes ingredientes. O resultado é uma comida de excelência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário