Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Beignets ou fritters

Este tempo chuvoso nos faz lembrar da infância, quando em Curitiba nossa mãe fazia bolinhos fritos, e tudo ficava tão aconchegante. Essas receitas já estão no blog. Recentemente, lendo um livro chamado  Une gourmandise (Uma guloseima) lembrei dos bolinhos, pois o personagem principal do livro, à beira da morte, tentava lembrar da melhor "gourmandise" de sua vida, e uma delas foram os Beignets feitos pela sua avó. Fui pesquisar do que se tratava e me deparei com os bolinhos fritos.
Aí vai a receita, tirada do Livro "Sobremesas e suas técnicas, do Cordon Bleu". No livro, os bolinhos são tratados também como fritters.
Ingredientes
300 gramas de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fécula de batata
1 pitada de sal
2 ovos
2 colheres(sopa) de óleo de girassol (acho que de soja serve)
250 ml de cerveja
4 claras
40 gramas de açucar
Modo de fazer
Peneire a farinha, a fécula e o sal em uma tigela.Faça um buraco no meio.Misture os ovos, o óleo e um pouco de cerveja. Junte-a aos poucos à mistura de farinha, batendo bem. Adicione mais cerveja, se necessário. Bata até ficar uma massa lisa.
Bata as claras em neve, junte o açucar até formar um merengue liso e acetinado (em ponto de neve). Junte 1/4 do merengue à massa e bata; misture o merengue restante com uma colher.
Aqueça o óleo em ponto de fritura. Coloque colheradas de massa para fritar ou com um saco de confeitar, com bico simples de 1,5 cm, esprema uma porção de massa de 3 cm de comprimento e corte. Frite de 3 a 5 minutos até inflar e dourar. Tire com escumadeira e escorra em papel toalha. Se quizer , passe no açucar e canela. Sirva quente.
Esta receita é diferente da conhecida no Brasil, pois é feita com fécula de batata e cerveja. Vale a pena experimentar.

2 comentários:

  1. Tia Margareth
    seu blog ficou muito bom!
    Outro dia fiz uma sobremesa que ficou uma delícia. Fácil de fazer (até a Tia Lídia consegue)Aí vai:
    COMPOTA DE FRUTAS SECAS
    Coloque em uma panela 1/3 xic de cada tipo de fruta seca: ameixas, pessegos, peras, uvas passas e damascos. Cubra com água, adicione um pau de canela e alguns cravos. Deixe ferver por aproximadamente 15 min. Depeje numa compoteira bonita e sirva gelado.
    Fica muiiito bom com sorvete
    Um beijo grande
    Joel Spadoni

    ResponderExcluir
  2. Joel, o blog é da família. Mande sempre suas receitas. Adorei. Um grande abraço. Margarete

    ResponderExcluir