Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Espumantes para o final do ano

Agradecemos ao nosso colaborador, Dr. Irenio Filho, a preciosa matéria sobre espumantes e champagnes, muito própria para este final de ano. Desejamos a todos os melhores brindes, nas melhores companhias, com muita alegria e esperanças para o próximo ano.
VINHOS ESPUMANTES
Todo Champagne é um Vinho Espumante, mas nem todo Espumante é um Champagne.
São vinhos com alto teor de Dióxido de Carbono  obtido no processo de fermentação que podem ser obtidos por  dois métodos :  O Champenoise ou Tradicional onde a segunda fermentação também acontece na garrafa, e o Charmat ou Tanque onde a segunda fermenteção acontece nos tanques de aço inox .O fabricante estimula a segunda fermentação adicionando levedo e açúcar ao vinho base. O levedo adicionado transforma o açúcar em álcool e bolhas de dióxido de carbono que é um subproduto. Esse gás faz com que se tenha uma pressão extremamente alta dentro da garrafa, motivo pelo qual a garrafa ser sempre grossa com uma grande rolha amarrada e com um funil no fundo para dissipar a pressão e evitar que a garrafa estoure.
  • Champagne é somente o  Vinho Espumante fabricado na região de Champagne que fica cerca de 145 Km a noroeste de Paris em uma área de 35 mil ha. Sem dúvida nenhuma, um vinho excelente e o representante  maior dos vinhos espumantes. Geralmente feito com três uvas:
  • - Pinot Noir, uva  escura de sumo claro é um dos componentes fundamentais do Champagne, contribui com o corpo do vinho, estrutura e longevidade para a mistura.
  • -Pinot Meunier, uva que proporciona precocidade, aromas florais e frutuosidade.
  • -Chadonnay, uva que oferece delicadeza, frescor e elegância ao vinho.
O enólogo responsável pela fabricação, tem o seu segredo e a responsabilidade da mistura dos vinhos das uvas citadas segundo  o desejo do vinho a ser obtido. Cada produtor em Champagne guarda seu segredo á sete chaves de geração em geração.
Ainda é produzido um vinho chamado Blanc de Blancs  com uva branca Chardonnay , outro  chamado Blanc de Noirs com uvas escuras e os roses.
Em outras regiões da França os vinhos espumantes são chamados de Crémant, na Itália são chamados de Prosecco, na Espanha são chamados de Cava, no Brasil, Chile e Portugal são simplesmente Espumantes e de Sparkling nos países de língua inglesa.
Um espumante é tanto melhor quanto mais persistentes  e menores forem as bolhas que sobem do fundo da taça  e que se chama Perlage.A taça apropriada é uma taça flute de haste longa e com um pequeno estreitamento na boca para aprisionar os aromas e diminuir a evaporação do gás. Como todo vinho deve ser bebido em uma temperatura adequada, o vinho espumante deve ser degustado entre 06  e 10 graus. Ao se abrir à garrafa deve-se ter o cuidado para não fazer aquele barulho insólito de estouro e sim apenas um suspiro, para que não se perca o gás tão importante.
Os Vinhos Espumantes podem ser classificados quanto ao teor de açúcar em Brut, Extra –Dry,  Dry,   e  Demi-Sec.
OCASIÕES:  batiza as crianças, inspira os amantes, aproxima os adversários e acompanha todos os instantes em que é necessário um ritual da alegria. Serve como um brinde nos momentos de alegria, como aperitivo para aguçar o paladar e lavar as papilas gustativas antes das refeições, pode ser servido durante as refeições, alguns como sobremesa e é muito elegante em um fino café da manhã, sozinho ou  misturado com suco de laranja e por que não para matar a sede após exercícios físicos.
Madame  Lily Bonllinger, produtora de renomada marca de Champagne, com seus mais de 80 anos costumava dizer: “Eu só bebo Champagne quando estou feliz e quando estou triste.As vezes eu bebo quando estou sozinha. Quando tenho companhia, considero obrigatório. Eu me distraio com Chapangne quando estou sem fome e bebo quando estou faminta. Fora isso, eu nunca toco nele, a menos que esteja com sede.”
De autoria desconhecida, Napoleão Bonnaparte costumava dizer: na derrota nós precisamos dele, na vitória nós merecemos.
    HARMONIZAÇÃO: Espumantes Brut, vão bem com aperitivos, peixes e frutos do mar crus ou  grelhados ou  em molhos leves.Carnes brancas grelhadas ou em molhos leves.Carnes vermelhas grelhadas ou em molhos leves. Massas em molho leve ou branco. Massas em molho condimentado ou vermelho. Espumantes Demi-sec combinam com sobremesas.Os Espumantes de qualidade e em especial os Champagnes combinam com todos os tipos de queijos e podem acompanhar refeições mais elaboradas e fortes e até mesmo com Foie gras.
    Mas o que mais importa em harmonização é o seu paladar, você deve escolher para beber com o que vai comer o que mais agrada o seu paladar e te oferece maior prazer, a harmonização é apenas um instrumento de orientação para o casamento da bebida com a comida.
    É importante sabermos que todo vinho espumante quando compramos, ele está pronto para ser bebido e não melhora com a guarda. Somente o excepcional pode ser guardado por longo tempo e longe da luz e  em adega. Em especial os Champangnes  Safrados ou Míllessimes. Esses vinhos levam em média 10 anos á partir da colheita  até a venda. Os Champanges normais levam em média 03 anos e meio. Os outros Espumantes um tempo bem menor, principalmente os feitos pelo método Charmat. Encontram-se bons Espumantes da França, Itália,Espanha, Portugal, Austrália, Chile, Brasil (os Espumantes brasileiros tem melhorado significativamente nos últimos anos), etc.
    Como vimos, todo momento é um bom momento para bebermos um bom espumante. SAÚDE !
    Dr.Irênio Filho
    Cirurgião dentista 

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário