Dedicado especialmente aos meus filhos , netos e amigos, aqui se encontram muitos anos de vida, muitas nacionalidades, muitas viagens, belissimos pratos, deliciosas bebidas e muitos encontros ao redor da mesa.

"Savoir vivre, boa mesa, bellissimi vini."

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nhoque da Luciene

Dia 29 é tradicionalmente o dia de comer nhoque. Não percam o último dia 29 de 2011 e façam esta receita, que dá certo!!!!!
Para 10 pessoas.

Ingredientes
8 batatas cozidas passada no espremedor
sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 gemas
1/2 xícara de trigo, aproximadamente.
Modo de fazer

Após passar as batatas no espremedor, salpicar com sal. Colocar os outros ingredientes e amassar com as mãos, colocando aos poucos a farinha, até começar a desgrudar das mãos. Fazer rolinhos sempre com farinha nas mãos. Cortar em pequenos pedaços.
Agora um segredo da Luciene: cozinhar a batata sem casca em bastante água. Manter a água na panela. Para cozinhar o nhoque, ferver esta mesma água. Os nhoques devem ficar muito pouco tempo na água. Colocá-los aos poucos e quando subirem, retirá-los imediatamente, e colocá-los no escorredor de macarrão. Na vasilha que vai servir, colocar um fio de azeite por cima dos nhoques e em seguida um molho de tomate bem delicioso. Salpicar com parmesão ralado.
Uma dica do chef do restaurante Fricó, de São Paulo: colocar as batatas por 5 a 10 minutos para secarem no forno 180° antes de passá-las no espremedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário